Sexta-feira, 1 de Julho de 2005
Um ET no país de Avelino

"Não há nada como umas boas eleições autárquicas para a gente se sentir como um extraterrestre em Portugal.
Olho para as listas de candidatos que enxameiam o País e tenho uma tendência irreprimível para esgadanhar a cara à espera que as minhas bochechas se desfaçam e por baixo apareça um marciano verde.
Será que eu nasci mesmo aqui? No País onde Avelino Ferreira Torres se prepara para ganhar a Câmara de Amarante? Onde Isaltino Morais volta a correr por Oeiras? Onde Elsa Raposo se apresenta como candidata do PPM em Cascais? Onde Fátima promete regressar do Brasil para conquistar Felgueiras?
Não, eu não tenho nada a ver com isto.
Dou voltas e voltas à moleirinha mas há um fosso intransponível entre mim e o "povo".
Não consigo perceber como é que um homem que deixa Marco de Canaveses em estado comatoso e está a ser investigado pela justiça pode ser acolhido em delírio por sete mil pessoas num megajantar em Amarante.
O DN escreveu sobre a coisa e dava voz a uma "comerciante" local que explicava "o fenómeno" "Diz-se que ele faz e acontece, mas tem obra; os outros, que não fazem nem acontecem, não têm nada para mostrar."
Eis uma versão em português suave da mais batida máxima da política brasileira: ele rouba mas faz.
Avelino tem um futuro glorioso à sua frente.
E o que dizer de a Quinta das Celebridades se ter transformado num viveiro de candidatos camarários? Avelino passou por lá em pré-campanha, e Elsa Raposo acaba de ser escolhida por Gonçalo da Câmara Pereira (vice--presidente do PPM) para candidata dos monárquicos a Cascais. Ele justificou assim a escolha ao DN "É uma mulher independente, que não precisa de macho, que se preocupa muito com as questões sociais e que é uma visitadora nata."
Este país é divertido, colorido, desenfadadiço - até um pouco patusco. Mas não pode ser o meu. Há-de haver alguma nave espacial escondida sob as couves do meu quintal. "

Por João Miguel Tavares, Diário de Notícias



publicado por A.N às 11:35
link | comentar | partilhar

8 comentários:
De Jacinto Fermín a 3 de Julho de 2005 às 23:11
Pois, e eu que achava que finalmente tinha conseguido fugir de um país de doidos, onde nada parece bater certo nem funciona. Vim parar à versão europeia da coisa!

Mas nem tudo está perdido, de alguma maneira estamos a seguir os passos da civilização modelo do mundo, o que não pode ser mau. Se a Califórnia, um dos Estados mais ricos dos USA, está a ser governada por Arnold, não vejo razão nenhuma para recusar a candidatura da "nossa" Elsa para Cascais....


De NoKas a 3 de Julho de 2005 às 22:52
Contra Informação: 1) "Relax: esta vida são dois dias, e o défice está a 21%!"... 2)"A campanha do Manuel Maria Sarilho vai como o seu penteado: de vento em poupa!". Até que a voz lhes doa tb a eles! :)


De Rit@ a 2 de Julho de 2005 às 10:15
A mim isto não deixa de me fazer recordar aquele filme português, "A canção de Lisboa", em que a certa altura, uma senhora grita,muito indignada por causa do resultado de um concurso de costureiras: "Oh filha, vamos embora que isto é tudo uma grande aldrabice!"
Assim me sinto eu muitas vezes ao ver as palhaçadas da politica portuguesa e desta sociedade tão benévola que deixa incólumes tanta gente que não merece qualquer respeito ou admiração.
Mas olhem, enquanto não poder ir embora, lá vou gritando "aldrabice" até que a voz me doa!


De Filipe a 1 de Julho de 2005 às 18:33
Eu voto na Elsa!
Eu voto na Elsa!
Eu voto na Elsa!!!

Ou votava se votasse por Cascais... :p


De Freddy a 1 de Julho de 2005 às 17:36
É como diz o outro: "há dias que neste país só com uma bomba..."

Mas tudo começou nos States qdo o Reagan ganhou a presidência, se bem que noutra escala... Agora essa da Elsa Raposo bate tudo!

Abraço da Zona Franca (http://zonafranca.blogspot.com/)


De Ju a 1 de Julho de 2005 às 12:54
Pois! Realmente é um país estranho este. Ou melhor, nós somos estranhos... O que é que é estranho??!?! O que para mim parece ser incorrecto parece ser normal para os outros. Tudo por causa de uma educação ineficaz, em casa, nas escolas e depois dá nisto. Quem já está mal educado, educa mal, pensando educar bem. Já os avós faziam assim.
Mas não desesperar. Há quem estude a evolução das populações (infelizmente não me lembro de um autor em particular), normalmente economistas, e eles dizem que esta situação é uma fase. Daqui a 50 anos vem outra fase! Mas como os portugueses andam sempre atrasados só daqui a 100 anos. Por isso vamos ter esperança que os nossos bisnetos e tetranetos consigam usufruir de alguma coisa, porque nós.... nem pensar!


De Pedro a 1 de Julho de 2005 às 12:50
Leio estas coisas e por momentos penso: qual é o sentido de tudo isto... Depois lembro que não é suposto o mundo fazer sentido, é a única forma de continuar a procastrinar a loucura deste país!


De NoKas a 1 de Julho de 2005 às 12:33
Pois! bem, o meu comentário do post anterior já disse tudo! Isto só me faz lembrar um desenho animado, ou uma novela mexicana com um enredo difícil de seguir! A verdade é que temos o país de bananas que merecemos! Assim, nem q o Sócrates fosse Deus conseguiria fazer fosse o que fosse desta gente! :p país! força! haveremos de chegar longe... (fico triste, pk nós somos assim, mas as referências que vêm d fora não são as melhores... a começar plo bush! há qq coisa no mundo que não cheira lá mto bem! mas será que ainda vivemos na escuridão da idade média, pk temos a tecnologia e o conhecimento, mas parecemos tds uns palermas andantes, vai tudo em carneirada atrás desta gente! aalguém...socorrroo??? hey, tá alguém aí pa ajudar?)


Comentar post

Carimbos no passaporte
2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


You've got mail
omundodachapa@gmail.com
Check-in

Subscrever feeds