Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O mundo da Ch@p@

As saudades que não sinto

A.N, 14.11.04


Algo de muito estranho se deve passar comigo por não sentir saudades da faculdade.

A sério que não !

Trabalho mesmo ali ao lado do belo campus de Campolide, onde supostamente durante 5 anos vivi os melhores momentos da minha vida.

No entanto, cada vez que vislumbro a fantástica reitoria da Nova não sinto qualquer tipo de nostalgia.

Apenas recordo com alguma mágoa o que a construção daquela obra-prima da arquitectura provocou na minha vida estudantil: caos, desorganização, entrar nas aulas e em casa com os pés totalmente enlameados e as discussões sistemáticas com os seguranças que não me deixavam estacionar na faculdade:

- Bom dia, eu vou só buscar um certificado. Posso entrar?

- Então e o selo?

- Ah , é que eu acabei o curso a semana passada e venho só recolher o certificado das notas. Não pedi o selo para este semestre porque graças a Deus já não vou estar cá.”

- Pois...mas temos ordens expressas da Reitoria para só deixar entrar quem tem selo.

- Mas eu só me demoro 5 minutos. Mesmo! Além disso a secretaria está mesmo mesmo a fechar. Deixe-me lá entrar.

- Peço desculpa menina, mas ordens são ordens. Só pode estacionar quem tem selo.

- Mas eu já acabei o curso! Venho apenas buscar o certificado.

- É preciso o selo, já lhe disse.

Com menos conversa e já tinham passado 5 minutos.

Em suma, lá fui eu estacionar o carro no parque de terra batida, ao fundo da rampa da cabra Joana e no meio de carros abandonados já meio desmontados.

Subi a rampa a correr, cheguei à secretaria dois minutos antes da hora de encerramento, agarrei na certidão e lá fui esbaforida até ao carro com os nervos á flor da pele.

Outra situação muito agradável era o famoso DIA DA FACULDADE, quando nos proibiam de estacionar ás oito da manhã dentro do recinto do campus, porque ás oito da noite iria decorrer uma cerimónia .

Não fosse o Diabo tecê-las, o melhor era prevenir e guardar lugares para os convidados de honra. Que se lixem os estudantes.

Esta falta de ginástica mental deu-me cabo dos nervos!

Mas melhor do que isto só mesmo a feira de vaidades aquando da colocação dos resultados dos exames finais.

Sempre adorei aqueles que se insurgiam violentamente quando tinham 5.( note-se que a nota máxima na Faculdade de Direito da Nova é 6)

Transcendeu-me sempre a adulação servil de alguns alunos face a professores que nunca passaram disso mesmo.

Salvo honrosas excepções , um grande número deles são seres desfasados da vida real e das necessidades básicas com que passámos confrontados este último mês de Setembro quando começamos a trabalhar.

Seres estes que incutiram em alguns uma segurança e certeza que hoje se manifesta em arrogância e numa tremenda falta de humildade.

Mas quem me houve falar assim ( ou melhor, quem lê o que escrevo) vai pensar que aquilo foi um horror, quando na realidade esteve bem longe disso.

Simplesmente não foi marcante...

Nem para o bem, nem para o mal.

Foram cinco anos que passaram e que bem se passaram eles.

Se foram os melhores ou não só o tempo o dirá.

Mas não sinto saudades...saudades sinto de algo que perdi e, no que concerne a faculdade, como posso ter perdido algo se na realidade nunca ali senti qualquer sentimento de pertença?



2 comentários

Comentar post