Terça-feira, 15 de Abril de 2008

 

Se ouvissemos dizer que "Caramel" era um filme sobre Beirute, certamente que esperariamos encontrar um retrato violento, cruel, inquietante. Provavelmente, se esse fosse o tema do filme, tê-lo-iamos visto de qualquer maneira, mas o sabor no final seria idêntico a muitos outros de idêntica estirpe: angustia, inquietação, desconforto e incredulidade perante uma descrição sanguinária que nós, felizardos habitantes de territórios sem conflitos armados, desconhecemos e preferimos remeter à ficção.

 

"Caramel", mais do que um retrato surpreendentemente singelo de Beirute, é uma história de mulheres do mundo. Mulheres vulgares, com existências anónimas e rotinas pacatas, com confissões idênticas às que ouvimos contar na esquina , na copa do escritório ou na padaria do bairro.

 

Mas as mulheres de "Caramel", embora obscenamente comuns, transportam nos seus pequenos nadas e trivialidades, o peso de uma tradição ancestral que, paradoxalmente, coabita e tenta encontrar um equilibrio num cenário de transição a costumes ocidentais, capitalistas e libertinos, furando as amarras de um passado castrador e uma sociedade impermeável à mudança.

 

Uma narrativa tocante, uma descrição despojada de pretensiosismo e carregada de sentimento , digna, certamente, de alguém que ama verdadeiramente a sua cidade e admira desmesuradamente as suas mulheres.

 

 



publicado por A.N às 22:48
link | comentar | partilhar

2 comentários:
De Mortágua a 16 de Abril de 2008 às 16:16
Ando há imenso tempo para o ir ver... mas parece que ultimamente tenho tempo para tudo menos cinema... =( Se calhar é da falta de boa companhia... ;) E sim, eu sei que a Rita é quase uma mulher casada... no need to worry... =D


De A.N a 17 de Abril de 2008 às 07:36
Ai ai ai ... Sr. Mortágua, não queira conhecer a fúria do Jacinto El Mexicano. eheheheh


Comentar post

Carimbos no passaporte
2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


You've got mail
omundodachapa@gmail.com
Check-in

Subscrever feeds