Quinta-feira, 1 de Abril de 2010

 

 

 

 

Todos os Domingos, no México, os cidadãos mexicanos podem visitar as pirâmides de Teotihuácan (no Estado do México, arredores da Cidade do México) de forma gratuita, contrariamente aos estrangeiros, viajantes ou turistas, a quem é cobrada uma taxa de entrada.

Algo semelhante sucede, não todos os Domingos mas todos os dias da semana, com o nosso prezado Castelo de São Jorge, onde os residentes de Lisboa se encontram isentos de pagar a taxa de entrada, contrariamente aos não residentes, a quem é cobrada uma taxa no valor de dois euros e meio, salvo erro.

Concedendo que o número de habitantes do Estado do México (sem contar com o grande Distrito Federal) é provavelmente equivalente ao número de habitantes de Portugal e que tal, em certa medida, poderá condicionar esta observação, no Domingo dia 7 de Março em que revisitei as pirâmides mais próximas da grande metrópole mexicana, a quase totalidade dos seus visitantes era mexicana. Amigos, namorados e famílias representadas por membros de diferentes gerações visitavam aquele monumento nacional, questionavam avidamente os guias, prolongavam as filas de espera e o acesso ao topo das pirâmides. Paradoxalmente, em Lisboa, e sem prejuízo do beneficio concedido aos seus residentes, as muralhas do Castelo de São Jorge não são invadidas pelos locais, nem por famílias preocupadas em conhecer e perpetuar a história da cidade que a elas pertence.

 

O dia das pirâmides marcou o primeiro de três semanas de exploração e conhecimento, de inevitável comparação entre as realidade mexicana e beliziana e aquela que  conhecemos , partilhamos e confortavelmente nos inserimos.

O dia das pirâmides foi também o dia em que  sol nos recordou da sua existência e que a temperatura ambiente honrou-nos com uns muito desejados e necessários vinte e sete graus.

 

Próxima paragem: praia.

 



publicado por A.N às 14:06
link | comentar | partilhar

1 comentário:
De aumentare sperma a 15 de Abril de 2010 às 12:20
sonho por anos, viajando para o México! Parabéns, as fotos são extraordinariamente!


Comentar post

Carimbos no passaporte
2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


You've got mail
omundodachapa@gmail.com
Check-in

Subscrever feeds