Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O mundo da Ch@p@

Y Viva España

A.N, 11.05.10

 

 

 

Reza a lenda que a diferença de mentalidade entre portugueses e espanhóis é abismal, devendo-se a esta disparidade de ideias todo o fosso económico e atraso no nosso desenvolvimento. Com a idade, porém, uma pessoa aprende a desmistificar os preconceitos e cedo se apercebe que um português típico apenas se digna a proceder a comparações quando o resultado desta conduz a um resultado necessariamente negativo para os seus compatriotas, país, hábitos ou vícios.

Não aspirando a vastos conhecimentos históricos ou económicos, ouso arriscar que a localização geográfica de Espanha e a dimensão do seu mercado interno poderá a explicar a velocidade da evolução daquele país comparativamente ao desenvolvimento de Portugal.

Se a perspectiva do mundo nos separa, inquestionavelmente, dos países nórdicos, de Espanha parece-me que o que mais nos distancia é apenas a forma como encaramos o dia a dia, o que não significa que o  grau de produtividade dos espanhóis seja maior , mas apenas que a nossa qualidade de vida poderia sê-lo.

Passagens por Madrid recordam-nos, por vezes, aquilo que poderíamos ter sido, o povo que poderemos vir a ser e o porquê de ainda não o sermos.

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.